Você sabia que dá pra extrair alguns cavalos e alterar a curva de
potência de um motor com aquela engrenagem que vai na frente do cabeçote
?
Muita gente compra uma polia regulável só para decorar o motor,
sem saber que tem nas mãos uma poderosa peça de performance ! Veja como
uma “simples engrenagem” pode fazer “ milagres”.
Sincronismo é a palavra chave: motores a combustão trabalham em
sincronia entre admissão, compressão, ignição e escape. E o comando de
válvulas é quem “ orquestra “ tudo --- a peça define a abertura e o
fechamento das válvulas do cabeçote --- permitindo a entrada de mistura e
saída de gases da câmara.
Nos motores originais, essa sincronia está voltada para
compromissos como marcha lenta regular, dirigibilidade em baixa rotação e
níveis de poluição mais baixos do que o exigido pela lei. Caso você
esteja buscando performance, é possível realizar uma sintonia
personalizada neste sincronismo.
Esta sintonia muda de acordo com a construção do motor. Se for
equipado com comando simples (OHC), por exemplo, é possível deslocar a
faixa de rotação onde surge potência máxima. Como regra geral, adiantar o
comando (sentido horário) eleva a força em baixas rotações ; atrasando
(sentido anti-horário) será nas altas rotações que o ganho de potência
será obtido de maneira mais significativa.
Se seu carro tiver um motor de duplo comando (DOHC), as
possibilidades de ganho aumentam: admissão e escape podem ser alterados
de maneira independente, otimizando o enchimento das câmaras. A polia
regulável permite a alteração do overlap do comando, ou seja, o período
em que a abertura das válvulas de admissão e escape é simultânea. Apenas
tenha em mente que no caso de preparados, tudo tem seu preço: A marcha
lenta pode ficar alterada, o motor perde potência em determinada faixa
de rotação para ganhar em outra.
Apesar de ser simples regular uma polia, tome cuidado para não
“errar a mão”. Caso você atrase demais o comando, por exemplo, ocorrerá
um encontro catastrófico entre as válvulas de escape e os pistões.
Para não ocorrer nenhum “acidente de percurso” em sua busca de
rendimento, procure sempre um preparador para montar o equipamento e
realizar os ajustes necessários. Algumas horas com o carro na
“ferramenta suprema para ajustes”, o dinamômetro, serão necessários caso
queira o máximo do ajuste fino.
Os resultados no enquadramento perfeito de um motor certamente irão surpreender você !
fonte: http://www.bravinhos.com/materias/polia-regulavel.php
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